Menu


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Verdades sobre a proclamação da república

Para tu teres a ideia de como a proclamação republicana foi de modo improvisado a ponto de prejudicar a nação até os dias de hoje. Não havia um consenso nem mesmo entre o partido republicano de como seria implantada a republica. A popularidade da Monarquia cresceu mais ainda em 1888 com a libertação dos escravos. Tanto que em 02 de dezembro de 1888 na ocasião do aniversário de Dom Pedro II, o povo em massa saíram as ruas dando vivas ao Imperador e a Princesa Isabel. E como que no ano seguinte, um partido se junta a fazendeiros e militares para derrubar essa Monarquia tão forte entre o povo? Só haveria uma maneira de proclamar um novo regime: Exilar toda a família real secretamente,tirando a família e a figura do Imperador de cena e impor o novo regime mesmo de forma improvisada no povo.

A ideia republicana era derrubar o ministério liderado pelo Visconde de Ouro Preto. E para isso eles precisavam de quem?? De um militar de prestigio. É aqui que entra Deodoro da Fonseca. Eles precisavam se aproximar de Deodoro da Fonseca mesmo sabendo que ele tinha posições anti-republicanas alem de ser amigo pessoal do Imperador. Veja tamanha ousadia. Deodoro da Fonseca chegou a declarar que a Republica seria a desgraça de uma nação. Como convencer Deodoro? Como chegar em Deodoro e dizer para proclamar a republica e derrubar a Monarquia? É mais que obvio que o governo sabia das intenções de longas datas dos republicanos querer derrubar a Monarquia. Visconde de Ouro preto se empenhou muito nos preparativos daquele baile da Ilha fiscal. E a intenção era de mostrar a solidez da Monarquia contra as conspirações republicanas. Como que uma pessoa quer derrubar um regime e implantar outro regime sem o conhecer, sem o planejar politicamente, sem preparo, visto que o próprio Deodoro escreveu: Fica provisoriamente proclamada a republica.

É claro que Deodoro não aceitou proclamar republica nenhuma e muito menos derrubar a Monarquia.  Estava de cama em 11 de novembro de 1889 quando fizeram a reunião decisiva, aquela reunião em que colocaria definitivamente o Brasil no chão e na lama. A busca pelo poder era grande que causou insanidade neles. Criando mentiras por cima de mentiras para se ter êxito de comandar o país. Deodoro sofria de asma e mal conseguia falar direito, mas naquela noite quem estava lá? Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva e Rui Barbosa. Isso mesmo!! Na casa de Deodoro pedindo a ele para que comandasse os militares a proclamar a republica e derrubar a Monarquia. Pois os fazendeiros e barões do café estavam dispostos a derrubar a Monarquia. Deodoro estava decidido a não proclamar nada e nem derrubar nada antes de conversar com o Imperador primeiro. Então a única forma de convencê-lo era criar mais uma mentira.

Vocês percebem que a Proclamação da Republica foi construída por base de mentiras? Por tramas e conchavos? Mudou alguma coisa de 1889 até os dias de hoje? Houve algum avanço para que colocasse o Brasil ou melhor, mantivesse o Brasil no patamar que estava? Um país respeitado pelo mundo com a melhor Marinha, pela qual os Estados Unidos respeitava. Consegue compreender o tamanho do problema? Uma proclamação que desencadeou uma série de fracassos na nação? Olha a historia do Império e encontre algum fracasso que a nação sofria. Encontre algum indicio de instabilidade política. Encontre algum projeto que não teve inicio meio e fim. Você só vai encontrar depois de 1889.

então como que os republicanos iriam convencer Deodoro? Criando mais uma mentira. Em 14 de novembro eles espalharam que o Visconde de Ouro Preto queria dissolver o exercito e no lugar colocar a Guarda Nacional. Alem disse iria prender Benjamin Constant e Deodoro da Fonseca. Alem disso também espalhou a mentira que o Imperador queria que o Gaúcho liberal Gaspar Silveira Martins liderasse o novo ministério. Ora esse Gaspar era inimigo de Deodoro porque disputavam o coração de uma mesma dama quando eram jovens e essa dama preferiu ficar com Gaspar ao invés de querer Deodoro. Desde quando Deodoro iria permitir que o rival dele assumiria o novo ministério? Nunca! Foi o ponto chave para que ele se levantasse e unisse aos militares e buscar a proclamação da Republica e derrubar a Monarquia.

Visconde de Ouro Preto envia um telegrama a Majestade que se encontrava em Petrópolis. Dom Pedro II só iria ler o telegrama na manhã do dia 15 de novembro de 1889. Tarde demais. Mas..., só um momento! Deodoro proclama de forma improvisada a Republica estando o Imperador ainda pisando em solo Brasileiro? Ainda por cima dentro da câmara do Rio De Janeiro? Ainda que o Barão de Ladário, ministro da Marinha tentou impedir, dando tiros e muito mal de pontaria, recebeu 4 tiros e indo ao hospital conseguiu sobreviver.

Dom Pedro II poderia convocar o conselho de Estado e de repente renunciar, criando um terceiro reinado com a filha, mas não queria derramamento de sangue visto que já estava tudo armado e naquela manhã possivelmente Deodoro já havia proclamado a Republica. Tanto que só em 16 de novembro pela manhã, Dom Pedro II é comunicado que seu trono seria extinto e que deverias partir para o exílio. Então ele decidiu partir com toda a Família para  França, passando por Portugal, em 17 de novembro as 14 horas. Mas Deodoro temia uma manifestação popular, então sugeriu que a família real partisse de madrugada. Dom Pedro II logo respondeu: TU ACHAS QUE SOU UM NEGRO FUGITIVO PARA PARTIR A ESSE HORÁRIO?

Mas acabou aceitando.

Por volta das 23 horas do dia 16, tropas fecharam as ruas ao retorno do Largo do Paço e do cais do porto impedindo o trânsito. Os republicanos não queriam que a população viesse se despedir do imperador ou, talvez, impedir sua partida. A família imperial foi acordada pelos militares à 1h da madrugada que exigiram seu imediato embarque.
Ali estava indo embora a família Imperial Brasileira e com ela uma Monarquia implantou progresso,colocando o Brasil como um dos países de primeiro mundo,o único império das Américas onde a democracia era plena. Uma nação respeitada pelo mundo por sua grandeza imperial. Deu-se lugar a uma republica que de quatro em quatro anos, de oito em oito anos mudam-se os planos, causando uma instabilidade política e sócio-econômica. Uma republica que não prepara seu governante para buscar o desenvolvimento conjunto de uma nação e sim busca os seus próprios interesses. Improvisada durante 104 anos até que outra vez de forma mentirosa e enganosa, cria um plebiscito que muda a data para prejudicar a votação e o conhecimento profundo sobre a historia. Mas não adiantaria muito visto que a própria republica se encarregou rasgar e queimar fatos históricos e os reescreve-los através destes 104 anos. A população que era monarquista, foi forçosamente calada durante  104 anos.

Alem de perder a sua pátria, Dom Pedro perde a esposa quando chega em Portugal. A imperatriz Teresa Cristina falece no hotel. Ainda sofreu mais um desgosto de ver seu neto primogênito, Pedro Augusto, ser internado por problemas mentais na Áustria e nunca mais sair. Mas não parou por ai.

Em 23 de novembro o governo provisório assina um decreto proibindo a família Imperial de ter qualquer imóvel no país. Confiscou todos os bens da família Imperial. Consegue sentir um pouco da tristeza de Dom Pedro II? E de sua família? Alem de não poder pisar mais em seu país, A família Imperial perde seus bens no Brasil. Não só a família perdeu seus bens, mas o povo brasileiro vem desde 1889 perdendo seus direitos e seus bens para sustentar uma Republica que iniciou de forma improvisada e que permanece improvisando seu poder encima da nação.

TEXTO ESCRITO POR

*_MEIRE MOZART WOBBE_*
*_Primeira Chanceler do Circulo Monárquico Príncipe D. Rafael_*
*_Líder Estadual da OIB - SP_*

Um comentário:

  1. perfeito thiago ,a texto tga otimo, ficou lindo o blog , achei interessante que você estar colocando uma previa das postagens, na pagina do círculo , endereçando pro blogger a continuidade..

    ResponderExcluir